eles contem chips. quando o conteiner deixa o redex e feita a leitura do lacre e o mesmo ocorre quando a carga chega no operador portuario. se nesse intervalo o lacre tiver sido violado o problema ser identificado diz walmir alonso pedro gerente operacional da dinamo que tem usado o sistema.no comeco de 2017 a associacao brasileira dos terminais retroportuarios e das empresas transportadoras de conteineres que representa os redex focou na discussao de procedimentos de seguranca na movimentacao de cargas. em setembro daquele ano apos encontros na alfandega de santos a entidade assinou um termo de compromisso com a iport solutions responsavel pela tecnologia. e um novo paradigma. buscamos uma solucao que atendesse essa demanda de controle que os terminais retroportuarios devem oferecer. na pratica ao adotarmos esse novo lacre temos um novo servico um valor que agregamos para nossos clientes destacou o presidente da abttc joao ataliba botelho neto. identificamos nesse lacre com chips uma solucao que responde as necessidade de nossos clientes. e todos os dados sao armazenados com seguranca disse o diretor comercial da iport solutions vander serra de abreu.monitoramentocom o lacre eletronico a abttc disponibiliza um ambiente de monitoramento com ocr rfid e links de comunicacao alem de acompanhar a estufagem e gravar imagens tudo disponivel em tempo real a alfandega da receita federal do porto. a solucao e composta de tecnologias de automacao software web de gerenciamento das informacoes e integracao. os lacres sao descartaveis tem certificado iso dados criptografadas acesso com senha sao dificeis de falsificar ou clonar. determinacao da alfandegasegundo trajano devido ao grande numero de apreensoes de drogas em conteineres a alfandega determinou que as cargas de exportacao sejam monitoradas pelos redex. sao responsaveis por acompanhar a unidade de carga ate o embarque no terminal para a exportacao. uma das formas de faze lo e atraves do lacre eletronico .o gerente da dinamo confirmou que existe uma cobranca sobre os terminais pela fiscalizacao e comemora a tecnologia. que venha o lacre e que o controle aumente .alberto robinson gerente da dp world santos terminal privado de conteineres do porto de santos diz que o lacre eletronico e extremamente util na prevencao de ilicitos e apesar do custo mais alto os beneficios sao incalculaveis. segundo ele o valor e em torno de us 13 o lacre comum e vendido por r 15. e um pouco caro mas qual o custo de ter um conteiner com a minha marca ligado a um problema com entorpecentes e dificil de avaliar. a gente so valoriza ou toma consciencia do custo depois que o prejuizo acontece .robinson menciona ainda outras vantagens da tecnologia que ja e usada no resto do mundo inclusive por terminais da dp world como na antuerpia e roterda . o cliente usa o lacre eletronico para ter um acesso diferenciado. ele tem um rfid que pode se comparar a um sem parar de automoveis.